sábado, 18 de março de 2017

TERTULIANO e o ... “rôlo” !

O próximo paciente, apareceu sorridente...mulato alto, simpático, cabelo sarará... ficha médica mostrando ser de São Borja RS ! -Bom Dia ...”Doutô” ! - Tertuliano? (... lendo o nome no prontuário)... Iniciei o questionário da anamnese (história clínica).. lá no ítem “Cirurgias Anteriores” ele me respondeu: - Um parafuso em cada “carcanhá” sêo doutô ! - Fratura dos dois calcâneos...direito e esquerdo ? - Sim Doutô ! - Que lhe aconteceu Tertuliano...caiu do andaime ? - Não sêo doutô...eu “varei” uma janela e despenquei... - Meio abismado...disparei: Tertuliano... você estava correndo da polícia ? - Não seu doutô ...fugia da minha muié ! - Como assim ? - Bem doutô...a coisa inticou, porque nóis tava “separado” e eu tinha ido levar o “bacuri de 5 anos”...era meu fim de semana de ficar com ele ...ela me mandou entrar na casa...ela morava na parte de cima...quando entrei, ela já sabia que eu tinha deixado o bacuri na casa do meu irmão... “arguém” tinhoso tinha contado, que eu tinha ido passear com a “outra” ! - E daí ? ...e daí que depois que eu entrei, ela trancou a porta por dentro e pegou o rôlo de macarrão e que nem um corisco veio prá cima ! Bombiei de esguelha ... a janela e pulei fora...quando bati no chão ...inté não senti...mas não conseguí levantar mais... - E o rôlo ? - ...o rôlo veio descendo as escadas...eu gritei por socorro...meus vizinhos me acudiram ! Uma vergonha só, sêo doutô ! O “pessoar” do SAMU...gente boa, mas “zoaram muito” ! - Quanto tempo faz isso, Tertuliano ? - Uns 5 anos... - Como estão bacuri e a dona do rôlo ? - Tão contente doutô ! Agora tem mais um bacurizinho de 6 mêses...lindão ! - Como assim ? - Nóis se ajuntô de novo, sêo doutô ...aquele rôlo ...me disintortô...tudo na vida que é torto, pode disintortá ! - É bem assim ! ADILSON TADEU MACHADO. (Médico)