sábado, 12 de março de 2016

“KUNIBERTO x CICATRICURE”

Os amigos mais próximos, sabem que há dois anos, devagarinho, tenho retomado aos trabalhos de Médico do Trabalho em Saúde Ocupacional. Assim chegando a sétima década de vida, vou descansando um pouco das noites e horários incertos de Obstetra...foram um pouco mais do que 40 anos em salas parto...noites, madrugadas, sábados, domingos, feriados...Natais ... Anos Novos...etc. Mas no trabalho em Saúde Ocupacional, também encaramos desafios de exames médicos admissionais, demissionais, retorno ao trabalho após licenças médicas etc e todas as implicações legais envolvidas. Assim esta semana, recebi para exame Admissional, o KUNIBERTO...homenzarrão típico da região, meio rude, bonachão, “oriundi” do campo...ligado a plantações de arroz... Olhando ao prontuário médico, fui logo dizendo: - Boa Tarde Kuniberto ! Então você irá trabalhar de “chapeiro” em lanchonete ? - Sim Doutor! Boa Tarde... - Kuniberto...qual sua altura ? - ...ahhh 1,94 Cm, Doutor ! - qual o seu peso ? ....uns 125 Kg Doutor ! Aí, o Kuniberto disparou ...”Doutor posso lhe fazer uma pergunta? Eu: Pode sim Kuniberto ! Doutor o senhor deve “tá” com uns 80 anos de idade.... Eu: ...meio pasmo e até boquiaberto...pensei comigo – “Qual é desse “KUNI” ?...eu com 80 anos...como pode ? Mas que atrevimento...” Eu: KUNIBERTO, como você sabe que tenho OITENTA anos ? KUNIBERTO – “porque eu estou com 50 anos e o senhor fez minha “inspeção médica para servir no quartel do Exército”. - meu raciocínio matemático foi...o jovem brasileiro faz exame médico “inspeção de saúde para o Serviço Militar, no ano em que completa 18 anos...Kuniberto com 50 anos, menos 18, Igual a 32 ...ou seja, eu havia examinado o jovem Kuniberto há 32 anos passados. Minha idade então na época era de 67 (esta é minha idade real) menos 32...igual a 35 anos. Eu era Capitão Médico do 23. BI., então com 35 anos, Pensei: “puxa eu estou com 67 anos e o “cara” pensa que eu tenho 80 anos...ou ele não sabe fazer conta ou estou muito “gasto” ! “KUNIBERTO EU TENHO 67 ANOS” ! EXPLODÍ - Achando que o KUNIBERTO iria ficar constrangido ...que nada, olhou meio de lado...pigarreou e disse ...Ahh Doutor...então não “tá”.. tão “véio”... Mais tarde fiquei olhando no espelho e conjeturando “ Será ?”...lembrei da propaganda do “CICATRICURE”... e “tô usando”...minha mulher não para de rir...qual é a graça ? Quanto ao “KUNI”...dei o parecer, depois do exame médico de “APTO PARA O TRABALHO”...mas que coisa, não ?