quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Texto sobre a história da comunicação





Artigo
Que país é este?
JOSÉ GERALDO REIS PFAU/ Publicitário

Minha experiência em propaganda demonstra que na vida de uma comunidade poucas são as atitudes que permanecem e servem para documentar a história. Em setembro de 1968, na edição da revista Seleções do Readers Digest, no espaço das páginas 88/89, foi encartado um folheto colorido com oito páginas apresentando a cidade de Blumenau. Nós temos esta como a primeira grande ação de comunicação da cidade, embora anteriormente outras atitudes tenham procurado vender Blumenau como destino, até na época da colônia.O material foi criado por uma agência de propaganda de nome Oficina, certamente ligada ao atendimento de grandes contas e que deveria ter relacionamentos com grandes anunciantes até locais e presentes na mesma edição. Era uma época em que surgia, talvez, a primeira agência de propaganda local, a SC, empresa ligada mais à mídia eletrônica com a então TV Coligadas. Mas a felicidade, acreditamos, seja de todos que participaram na criação desta peça que é destaque na história. O trabalho foi extremamente bem transmitido no "breafing", pois vende exatamente o diferencial de nossa imagem.Com o título de "Adivinhe que país é este?", a peça questionava, com belas fotos das nossas casas: Alemanha? Áustria? Escócia? Suíça? Luxemburgo? Nesta última foto a legenda em letras reduzidas completava e a bandeira brasileira aparecia no mastro instalado no telhado de um dos mais belos castelos do Bom Retiro. O folheto respondia "Sim, é Brasil. Você pode conhecer outro país sem deixar a sua terra, sem dólares, sem passaporte. É só tomar o caminho de Blumenau". E um texto argumentava a qualidade da cidade e complementava a beleza do folheto.Consideramos neste nosso segmento da propaganda o grande destaque e mais ainda elogiamos quem aprovou a idéia apresentada. Em razão de uma série de fatores fica para a história que o folheto "Adivinhe que país é este?", que comemora 40 anos, como a melhor peça da vida da comunicação desta cidade. Evidente que outras peças e em outros momentos foram muito boas e seus criadores também foram felizes e sustentam hoje a imagem da cidade no cenário nacional e internacional.




Jornal de Santa Catarina
03 de setembro de 2008.
Edição nº 11407